quinta-feira, 8 de julho de 2010

Konami revela edição do ano e promete a maior transformação já vista na franquia.

Durante esta semana a Konami fez uma das coisas que sabe de melhor: provocou todos os fãs do esporte ao redor do mundo com um trailer que acompanhou o anúncio oficial de Pro Evolution Soccer 2011 — jogo que deverá ser lançado ainda neste ano para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii e PSP.

As cenas escuras, que contam exclusivamente com a presença do craque Lionel Messi, exibiram alguns dribles, animações de chutes e de domínio da bola, em conjunto com diversas frases que saltaram pela tela. Elas citam a genialidade e a magia dos lances, a história do futebol e os confrontos entre gigantes.

Mas de todas elas, a que mais chama a atenção é a última: “Engineered for Freedom”, isto é, projetado para a liberdade. O que isto significa? Você descobrirá abaixo, com os primeiros detalhes da nova edição!

Uma transformação completa

De acordo com as palavras de Jon Murphy, o líder do time de desenvolvimento europeu de Pro Evolution Soccer, esta edição será a reformulação mais ambiciosa de toda a franquia. Ele afirmou que era tempo para que essa transformação ocorresse e que eles mantiveram contato constante com os jogadores para descobrir exatamente o que faltava na série.

O resultado imediato desta pesquisa pode ser observado no novo sistema de controle, que agora (de acordo com as palavras da Konami) permitirá absoluto e completo controle dos movimentos e da bola, abrangendo passes, chutes a gol, cobranças de laterais e até mesmo lançamentos em profundidade.

Para tal entram em cena controle de 360 graus e novas barras de medição de intensidade que permitem ao jogador determinar a exata posição e velocidade dos passes no campo. Será possível usar jogo de corpo para tirar os adversários da bola, mas em contrapartida os companheiros e os passes não serão totalmente automatizados. Os jogadores terão que dosar muito bem o pé para acertar até mesmo os mínimos passes e tirar vantagem da velocidade.

A velocidade e o ritmo da partida

Com esse controle mais complexo, Pro Evolution Soccer 2011 contará com um ritmo de jogo mais compassado, que se baseia na velocidade dos toques entre os companheiros como a principal arma para que se chegue eficientemente ao ataque. Corridas de um lado ao outro do campo serão praticamente ineficazes, haja vista que os jogadores se cansarão e que a defesa do adversário se estruturará rapidamente.

Mas da mesma forma que o toque o favorece, a variação da velocidade com a bola também confunde o oponente. É possível se mover lentamente e dar um tiro curto que surpreende os zagueiros, por exemplo, entrando em cena a necessidade de estratégia para os próximos lances.

A emoção das partidas

Como de costume, os gráficos também não ficam de fora das mudanças. Agora a intenção da Konami é reforçar as interações entre os adversários, com animações exclusivas para contatos e para chutes (inclusive com variações para a mesma ação) e modelagem aprimorada para as faces, com base em mais de cem horas de captura de imagens que resultará em mais de 1000 expressões inéditas.

Haverá ainda comportamento retrabalhado para elementos de ambientação (torcida e outros efeitos nos estádios) e para o jogador que está com a bola. Infelizmente, teremos que aguardar para descobrirmos se essa é só mais uma promessa ou se o contato dessa vez será real, ao invés das barreiras invisíveis que vimos nas versões anteriores com as falhas de contato entre bola e jogador.

Alterações por todos os lados

O sistema de definição de estratégia contará com sistemas de arrastar e soltar (Drag and Drop) e as habilidades dos jogadores poderão ser mapeadas para os analógicos e botões. Ambas as modificações visam facilitar o acesso e tornar os recursos mais acessíveis a todos os jogadores de Pro Evolution Soccer.

http://www.baixakijogos.com.br/ps3/pro-evolution-soccer-2011/imagens/227769.jpg


Por fim, teremos melhorias na inteligência dos pobres goleiros (que muitas vezes sofriam para agarrar até mesmo bolas paradas no chão) e dos árbitros. Será que isso significa que finalmente poderemos cavar penalidades sem sermos punidos diretamente com cartões amarelos?

Somente o tempo responderá a todas estas perguntas, mas fica claro que realmente Pro Evolution Soccer está seguindo rumo a novos horizontes. Embora mudanças sejam muitas vezes bem-vindas pela maioria, a Konami deve ficar atenta para não aproximar seu título demais ao da concorrente EA. Se isso acontecer, tudo que restará serão as críticas.

Mas como bons fãs de futebol, estamos todos torcendo para que tamanha revolução na franquia seja para adequá-la aos novos tempos, oferecendo ainda mais diversão e qualidade nas partidas. Se você curte a série fique ligado, pois mais informações devem surgir ao longo deste mês!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger